![](https://static.wixstatic.com/media/8f6322_ecebda11a8e147868a985c40a565c801~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_454,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8f6322_ecebda11a8e147868a985c40a565c801~mv2.jpg)
A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), além de ser uma ciência, que pode ser utilizada em todas as espécies animais. Esse método é uma das intervenções mais seguras utilizadas na Medicina Veterinária.
A acupuntura veterinária utiliza a estimulação de pontos específicos do corpo com o objetivo de produzir um efeito de homeostase/equilíbrio ou de cura, fazendo com que os animais tenham uma vida mais longeva, com maior qualidade e bem-estar (controle da dor). Os pontos de acupuntura (chamados de acupuntos) são locais na superfície do corpo sobre os quais o acupunturista aplica um estímulo para tratamento ou diagnóstico de doenças. Esses pontos são considerados portas de entrada e saída de energia de um organismo.
O acupunturista veterinário pode utilizar diversas técnicas, dentre elas: eletroacupuntura, laserpuntura, massagens (Tui-Na) e moxabustão (aplicação de calor em determinados pontos através de um bastão aquecido de erva medicinal chamada de Artemísia vulgaris).
Ela é indicada em diversas enfermidades/patologias e são definidas pela Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária (International Veterinary Acupuncture Society- IVAS) dentre elas estão:
Afecções da coluna vertebral
Afecções músculo-esqueléticas
Afecções gastrointestinais
. Afecções respiratórias
Afecções dermatológicas
Afecções neurológicas
Afecções imuno-mediadas
. Afecções hepáticas
Afecções renais
Afecções cardíacas
Afecções ginecológicas e obstétricas
. Afecções endócrinas
Afecções Oncológicas
Afecções oculares
Afecções auriculares
Afecções dentárias e periodontais
Afecções virais
Alterações comportamentais
Emergência e cuidados intensivos
Anestesia e analgesia cirúrgica (durante e após o procedimento cirúrgico/anestésico)
Contribui para o aumento da qualidade de vida de pacientes geriátricos
A acupuntura veterinária vem sendo difundida no ocidente, desta forma, mais pesquisas clínicas e científicas tem sido conduzidas para demonstrar os resultados positivos da técnica nos tratamentos médicos veterinários.
Seguem exemplos:
*Estudo avaliou o tratamento com acupuntura em 75 cães com discopatia toracolombar. A recuperação ocorreu em 83% dos animais em um período de 23 dias após o início das sessões de acupuntura.
*Estudo descreveu que a acupuntura pode exercer efeito sobre a produção de anticorpos. Isso foi demonstrado através do tratamento com acupuntura e moxabustão para diarréia bacteriana em macacos. O grupo tratado desenvolveu anticorpos mais rapidamente.
* Estudo mostrou que 93% dos animais com doenças neurológicas melhoraram após o tratamento com acupuntura. 43 casos de doenças neurológicas em cães, machos e fêmeas, de diferentes raças e idades, tratados no Ambulatório de Acupuntura da Universidade Estadual Paulista no período de julho de 2001 a julho de 2003.
Gabriela Lindemayer
Médica Veterinária
Comments