top of page
Buscar

CUIDADO NAS VIAGENS NACIONAIS DE FÉRIAS: AS AUTORIDADES SANITÁRIAS PODEM EXIGIR A COMPROVAÇÕES.




A vacinação é um cuidado fundamental para preservar a saúde dos pets. Elas são capazes de salvar vidas e reduzir cada vez mais a incidência de muitas doenças. Assim como nos humanos, a vacinação é a forma mais simples, segura e eficaz de proteger os cães e gatos.

Mas, além da vacina ser um cuidado com nossos amigos de quatro patas, a primeira preocupação ao programar a viagem, inclusive de carro, com seu animalzinho de estimação é a comprovação da regularidade vacinal.

A carteira de vacinação deve estar devidamente regularizada (com todas as vacinas em dia) e assinada por um Médico Veterinário, pois esse descuido pode estragar a tão esperada viagem de férias.

A Vacina antirrábica é indispensável para viagens de qualquer esfera (nacional ou internacional), mudando apenas os requisitos legais de comprovação e as exigências a serem cumpridas.

Porém, neste post vamos nos centrar nas viagens nacionais: aéreas, marítimas e terrestres. Para essas viagens, os cães e gatos, não sendo consideradas espécies de peculiar interesse do estado, ficam dispensados da exigência da GTA (Guia de Trânsito Animal), segundo a Instrução Normativa nº 18/2006, estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

Entretanto, ficam obrigados a apresentar um “Atestado de Saúde” ou “Certificado Sanitário” emitido por um Médico Veterinário devidamente registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa do seu estado) e cadastrado no Ministério da Agricultura para emissão de atestado de saúde de cães e gatos.

Esse atestado será feito mediante um exame clínico que ateste as condições clínicas do animalzinho, a inexistência de evidências de parasitose e a regularidade vacinal, informando o lote, validade e laboratório da vacina. Vale lembrar que a vacina é exigida para animais acima de 90 dias de idade, e deverá ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes da data da viagem, no caso da primeira dose.

Outras, apesar de não serem obrigatórias, podem ser introduzidas no esquema de vacinação como: a Polivalente, a Gripe e a Giárdia, de acordo com a orientação do médico veterinário, sobretudo devido alguns hotéis e pousadas pet friendly exigir a comprovação para receber seu pet, em que pese não haja legislação específica acerca dessas outras vacinas.

Além de preservar a saúde dos animais, estar com as vacinas em dia é pré-requisito para que os pets possam freqüentar diversos lugares. Principalmente para viagens, creches, hotéis e visitas a parques onde as empresas só admitem a entrada de animais que estejam com a carteirinha de vacinação em dia.

Feitas as vacinas e obtido o “Atestado de Saúde”, a família está apta para pegar a estrada, sendo que o atestado de Saúde deve ser emitido pelo veterinário até no máximo 10 (dez) dias antes da nossa viagem.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Contato

AGRADECEMOS O ENVIO! :)

Telefone

(51) 98023-0307

(51) 3785-0552

Email

Horário

Clínica

24 Horas.

PetStore E Estética 

Seg - Sex: 8:30 - 20:30

Sáb: 8:30 - 19:30. 

Área de Serviço

Canoas e Região

bottom of page