![](https://static.wixstatic.com/media/8f6322_cb8522591b7f41f7a0f1cc4188a4c638~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8f6322_cb8522591b7f41f7a0f1cc4188a4c638~mv2.jpg)
A estação mais quente do ano chegou e, quem tem pets já deve ter notado que eles não transpiram como nós humanos. Os cães e gatos possuem glândulas sudoríparas apenas nas almofadinhas das patas, o que não é suficiente para manter a temperatura corporal, por isso, é comum nos dias mais quentes, notarmos os animais mais ofegantes, respirando com a boca aberta, pois a respiração é a forma mais eficiente dos pets perderem calor. Por esse motivo, no verão, devemos tomar os seguintes cuidados:
Hidratação: lembre sempre de deixar água limpa e fresca a disposição do seu pet. Uma ótima dica para manter a hidratação é oferecer também água de coco ou colocar cubos de gelo na água;
Passeios: nunca leve seu pet para passear nos horários mais quentes do dia (entre 9h e 17h) e faça apenas exercícios leves;
Verifique a temperatura do piso: o asfalto pode manter a temperatura muito alta mesmo após as 17h. Dê preferência a locais com grama para os passeios, se não for possível, garanta que o piso não esteja tão quente verificando a temperatura com sua própria mão;
Cuidado com os braquicefálicos: Cães e gatos com o focinho curto são mais sensíveis aos efeitos do calor. Cães como os Buldogues, Boxer, Pug, Shih Tzu e os gatos Persa merecem atenção redobrada pois tem dificuldade para perder calor pela respiração devido ao formato do focinho.
Controle de parasitas: a proliferação de pulgas e carrapatos aumenta muito com o calor. Por isso, consulte o veterinário para saber qual o melhor método de controle de ectoparasitas para o seu animal.
Cuidado com a exposição solar: assim como nós, os pets podem ter câncer de pele, principalmente aqueles com a pelagem branca, que possuem a pele clara. Hoje em dia já existem protetores solares específicos para pets mas se não for possível encontrar, evite a exposição exagerada ao sol.
Se seu pet precisar de cuidados veterinários no verão pode contar com a Rede Animale 24 horas por dia!
Comments