top of page
Buscar

CUIDADOS PRÉ E PÓS-PARTO EM CADELAS E GATAS




Sua cachorrinha ou gatinha está grávida e prestes a ser mamãe? Aqui estão algumas informações que deve-se ter para garantir a saúde e segurança dos filhotes.


ANTES DO PARTO

A futura mamãe precisa de vermífugo a cada 3 meses e controle de pulgas e carrapato a cada 30 dias e enquanto estiver gestante esses cuidados seguem igual. Felizmente, alguns produtos podem ser usados durante esta fase da vida delas com segurança.


Uma gravidinha em boas condições físicas tem menos problemas no parto, então se deve manter algum exercício regular durante toda a gestação. A maioria dos problemas de parto ocorre em pets obesos.


Em relação aos hábitos alimentares, após a confirmação da gestação e durante a lactação, devemos fornecer para a mamãe a ração de filhotes. O aumento da quantidade de ração deve vir associado ao aumento no consumo e na produção do leite. Passe a fornecer comida de três a quatro vezes ao dia, visto que pequenas quantidades são mais fáceis de digerir.


Durante a gestação podem ocorrer corrimentos vaginais. O corrimento mucoso transparente é ocasional e normal. Se o corrimento contiver pús ou sangue, leve rapidamente ao veterinário de sua confiança.


Muito importante também fazer o acompanhamento gestacional com a ecografia abdominal, para assim termos uma média de filhotes e data prevista do parto. Lembrando que o exame adequado para contagem de filhotes é o Raio-X.

Arranje uma caminha onde a mamãe possa fazer o ninho para ter os bebes, mas que seja fácil de limpar. Coloque umas mantinhas fáceis de lavar para poder trocá-las com muita regularidade. Deixe-a em uma área segura, sem correntes de ar e com a temperatura ambiente.


DURANTE O PARTO

A primeira fase do parto dura cerca de 2 a 12 horas. Durante esta fase, elas devem mostrar sinais de fazer ninho, nervosismo, perda de apetite, tremer e até vomitar.Quando elas começarem a ter contrações mais fortes a expelir fluídos aquosos é porque entrou na segunda fase do parto.


Com a entrada dos bebês no canal do parto, há uma estimulação ainda mais forte das contrações e gradualmente ele vai caminhando para o exterior. Os bebês vêm envolvidos por uma membrana fina esbranquiçada que a mãe rasga com os dentes. Os bebês podem sufocar se esta membrana não for rasgada.


O período médio de tempo entre o nascimento é de 30 a 60 minutos embora possam fazer algumas pausas sem contrações que podem chegar ser de 4 horas.

Se as contrações durarem mais de 2 horas e a cadelinha ou gatinha não parir nenhum bebê, leve-a imediatamente ao seu Médico Veterinário. Já a terceira fase do parto é aquela em que as placentas são eliminadas e muitas vezes os animais as come.


OS FILHOTES

Os filhotes recém-nascidos não conseguem regular a sua temperatura corporal, então deve-se ter sempre cuidado de os manter aquecidos. As correntes de ar são as primeiras ameaças para eles.


Eles devem ficar com a mãe no mínimo até as 08 (oito) semanas de vida. Ela vai alimentá-los, mantê-los aquecidos, estimulá-los a urinar e defecar. Devem ser desverminados a partir dos primeiros 15 dias de idade, juntamente com a mãe e o plano vacinal só começa a partir dos 45 dias de vida para cães e 56 dias de vida para gatos.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Contato

AGRADECEMOS O ENVIO! :)

Telefone

(51) 98023-0307

(51) 3785-0552

Email

Horário

Clínica

24 Horas.

PetStore E Estética 

Seg - Sex: 8:30 - 20:30

Sáb: 8:30 - 19:30. 

Área de Serviço

Canoas e Região

bottom of page