![](https://static.wixstatic.com/media/8f6322_45f9f4a20610491cb1086d6a5e27ebc5~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8f6322_45f9f4a20610491cb1086d6a5e27ebc5~mv2.jpg)
Os acidentes ofídicos ou simplesmente picadas de cobra são muito comuns no Brasil, principalmente em locais mais afastados dos centros urbanos. As serpentes venenosas mais comuns no Rio Grande do Sul são a jararaca 1 , a cruzeira 2 e a cascavel 3 . Algumas são mais venenosas que outras e podem levar o animal a óbito em algumas horas, por isso, o mais importante é agir rápido para prestar o atendimento adequado.
Tanto os cães como os gatos podem ser atacados por cobras e, por possuírem
instinto curioso e o habito de cheirar, as picadas costumam acontecer no focinho e pescoço, mas também podem ocorrer em outras partes do corpo.
“Mas afinal, se meu pet for picado por uma cobra, o devo fazer?”
Ao identificar o acidente ofídico, não corte, não use torniquetes e não faca sucção no local da picada
Se possível, fotografe ou filme a cobra para identificação. Não mate a cobra! Matar ou maltratar animais silvestres é crime
Lave o local da picada com água corrente
Se a picada ocorrer na pata, pode-se tentar imobilizar o membro afetado para evitar a movimentação do local
Procure atendimento veterinário imediatamente.
Os sinais clínicos e a gravidade das lesões podem variar de acordo com a espécie da cobra, com a quantidade de veneno injetada e com o tamanho do pet que foi picado. O veneno da jararaca e cruzeira geralmente causam alterações mais visíveis no local da picada, porém os efeitos sistêmicos tendem a ser mais brandos. Já a cascavel tem o veneno mais potente e fatal com alterações menos visíveis no local da picada. Logo nos primeiros minutos após o ataque já se pode notar os principais sinais clínicos locais, que são: grande aumento de volume, hemorragia e dor. Assim que o veneno atinge a circulação sanguínea ocorrem distúrbios hematológicos que aumentam o tempo de coagulação e por consequência, aumentam a hemorragia no local da picada e em outros
tecidos também. Quando o animal não recebe o tratamento imediato com o soro
antiofídico ou ainda, quando a quantidade de veneno inoculada na picada for muito grande, podem ocorrer sinais neurológicos, insuficiência respiratória e morte.
O tratamento para acidentes ofídicos consiste em neutralizar o veneno através da administração do soro antiofídico e dar suporte para que o animal se recupere das lesões com analgésicos, anti-hemorrágicos, antiinflamatorios, antibióticos e fluidoterapia, por isso é tão importante o atendimento veterinário imediato. Aqui na Rede Animale temos o soro antiofídico polivalente e profissionais habilitados para atender seu pet caso ele seja picado por uma cobra. Se precisar, conte com a gente!
1 Bothrops atrox
2 Bothrops alternatus
3 Crotalus durissus
4 Artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.
Comentarios