top of page
Buscar

O diabetes pode ser controlado para que o seu pet viva feliz por muitos anos.




O chamado diabetes é uma doença metabólica cada vez mais comum em cães. Ela é causada pelo aumento da produção de insulina. Quando um cachorro tem diabetes, ele apresenta altos níveis de glicose, ou seja, de açúcar, no sangue. Em alguns casos, pode ocorrer diminuição da produção de insulina ou redução em sua ação.


A insulina é um hormônio, produzido pelo pâncreas, que ajuda a passar a glicose presente no sangue para as células do corpo. Nas células, a glicose é usada para produzir a energia que o pet precisa para correr, brincar e outros comportamentos típicos desses animais.


Se o seu pet receber o diagnóstico de diabetes, saiba que ele vai exigir alguns cuidados relacionados principalmente à alimentação e aos exercícios físicos. Seguindo as recomendações de um especialista em endocrinologia veterinária, ele ainda vai poder viver muitos anos ao seu lado!


Existem várias causas para o surgimento de diabetes. Uma delas mais frequentes está relacionada ao estilo de vida e à idade dos animais, que hoje vivem muito mais e são mais sedentários do que já foram um dia.

Além disso, a doença pode se desenvolver por questões genéticas, má alimentação, em animais que sofrem com obesidade, que tiveram infecções em órgãos como o pâncreas ou que tiveram medicamentos mal administrados em algum momento da vida.


Algumas raças têm uma certa propensão a desenvolver diabetes. São elas: Poodle, Dachshund, Schnauzer, Beagle, Golden retriever, Labrador, Spitz e Samoieda. Porém, todos os animais podem ter a doença. Observa-se uma alta incidência em pets mais velhos e nas fêmeas, independentemente da raça.

O pet começa a beber mais água que o normal e, consequentemente, a urinar mais. Ele também passa a engordar ou emagrecer, mesmo sem uma mudança na dieta. E ainda, eventuais feridas na pele demoram demais para sarar. Alguns cães podem apresentar perda de visão ou catarata, um sinal clássico da doença. Por isso, começam a tropeçar nos móveis e uma mancha esbranquiçada se forma em um ou nos dois olhos.


Esses sinais merecem atenção do tutor e podem indicar o problema de saúde. Um veterinário poderá realizar exames clínicos e de sangue e de urina, que ajudarão a identificar a quantidade de glicose no sangue.

Outras doenças podem surgir junto com o diabetes, como doença de Cushing, infecções urinárias, hipotireoidismo, pancreatite e câncer. O diabetes também pode causar complicações como letargia, fraqueza e vômito. É por isso que levar o pet ao veterinário é tão importante!


Assim como no caso dos seres humanos, a doença não tem cura. O que existe é um tratamento personalizado para o paciente, que vai atuar no controle da doença ao longo dos anos. A combinação dieta balanceada e exercícios diários é a principal forma de tratar o seu peludo.


Os animais devem receber uma ração especial rica em fibras insolúveis sempre no mesmo horário e com a mesma quantidade.Os petiscos devem ser abolidos, pelo menos enquanto a glicose não se estabiliza.


Também é preciso aumentar a dose de atividades físicas, fazendo com que a glicose seja, de fato, usada pelo animal para gerar energia. Passeios mais longos, brincadeiras mais intensas e fins de semana no parque, por exemplo, serão de grande valia para a recuperação da saúde canina.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Contato

AGRADECEMOS O ENVIO! :)

Telefone

(51) 98023-0307

(51) 3785-0552

Email

Horário

Clínica

24 Horas.

PetStore E Estética 

Seg - Sex: 8:30 - 20:30

Sáb: 8:30 - 19:30. 

Área de Serviço

Canoas e Região

bottom of page