![](https://static.wixstatic.com/media/8f6322_84bb8049327448fc9d20efe59037f214~mv2.png/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8f6322_84bb8049327448fc9d20efe59037f214~mv2.png)
Aqui na Rede Animale, orientamos a administração de vermífugo a partir de duas semanas de idade. Mas, cuidado, nem todos os vermífugos possuem formulação para administração a partir dos 15 dias de vida, sendo alguns indicados a partir de seis ou oito semanas de vida.
Os filhotes devem tomar vermífugo de forma mensal até os 6 (seis) meses de vida. Após essa idade a periodicidade muda, uma vez que orientamos a administração a cada 03 (três) meses, caso o cão não tenha muito contato com outros animais.
O mesmo protocolo dos filhotes deve ser adotado às futuras mamães, isto é, Gatas e cadelas prenhes devem tomar vermífugos mensalmente para manterem-se saudáveis e evitar que os filhotes sejam contaminados com alguma doença no parto e na amamentação.
Com esses cuidados simples como a administração adequada e regular de vermífugos, contribuímos para a longevidade na vida dos pets. Ademais, esses medicamentos são facilmente encontrados em clínicas veterinárias e petshops e por mais simples que a medida possa parecer, dar vermífugos aos cães e gatos deve ser feita com orientação veterinária, sempre levando em consideração o estilo de vida do animalzinho.
No que se refere, a dúvida comum, de qual o melhor vermífugo fornecer, lembramos que existem fórmulas para a administração de vermífugos por Via oral (comprimido ou liquido) e Pour on, também conhecido como transdermal (pipetas). Cada um deles tem formulação específica (com base na espécie, raça, peso e idade do animal).
Abaixo iremos falar sobre algumas das apresentações que normalmente indicamos, por se tratar, no nosso entendimento, de vermífugos mais completos:
Endogard é indicado para filhotes a partir de duas semanas de vida no controle e tratamento do parasitismo interno de cães causado por nematóides, cestóides e protozoários. Auxilia na prevenção de zoonoses, no tratamento contra a Giardíase e previne contra o verme do coração. Possui marcação que permite dividir o comprimido exatamente ao meio (sistema CPR), garantindo uma dosagem correta, sem nenhum desperdício. Pode ser administrado a cadelas gestantes, filhotes e a raças sensíveis à Ivermectina (Collies, Old English Sheepdog ou Shetland Sheepdogs). Sua apresentação é em comprido e possui fórmula apenas para cães.
Milbemax é indicado para filhotes a partir de duas semanas de vida, já que faz o tratamento e controle de infecções intestinais por vermes redondos (estágios adultos) e trata de forma preventiva a dirofilariose canina (doença do verme do coração). Sua apresentação é em comprido, bem como tem fórmula para cães e gatos.
Profender é especialmente indicado para o tratamento e controle das verminoses mistas, causadas pelas formas adultas e larvais dos parasitas intestinais dos gatos. Atua contra: Vermes chatos, Vermes redondos. Pode ser usado seguramente em fêmeas em qualquer fase da gestação ou da lactação; em gatos jovens a partir das oito semanas de vida, desde que tenham o peso mínimo de 0,5kg e animais idosos. Sua apresentação é em pipeta (transdermal), bem como tem fórmula apenas gatos, devendo ser aplicado na nuca, após afastar os pelos.
Revolution é indicado para filhotes a partir de seis semanas de vida, sendo o único antiparasitário interno e externo de nossa relação. Isto é, além de ser um vermífugo de ação contra vermes intestinais, previne inclusive o famoso verme do coração, atua também contra os parasitas externos, como: pulgas, sarna de ouvidos (Otodectes cynotis), sarna sarcóptica (Sarcoptes scabiei), auxiliando ainda no controle de carrapatos. Sua apresentação é em pipeta (transdermal), bem como tem fórmula para cães e gatos, devendo ser aplicado na nuca, após afastar os pelos.
Ficou dúvidas?
Marque uma consulta com o(a) Médico(a) Veterinário(a) de sua confiança.
Comments