top of page
Buscar

Você sabe a diferença entre a anestesia geral injetável e a anestesia geral inalatória?

Atualizado: 27 de abr. de 2020





A anestesia geral injetável é normalmente o tipo de anestesia mais adotado nos procedimentos cirúrgicos, por escolha dos tutores, já que o custo é significativamente inferior.

Se por um lado o procedimento injetável é de baixo custo, por outro agrega maiores riscos a intervenção cirúrgica como um todo (cirurgia e anestesia), uma vez que o fármaco escolhido pelo médico veterinário é aplicado no paciente pela via intramuscular e/ou intravenosa, dependendo de cada organismo a metabolização da droga.

Ocorre que, com alguma frequência, pacientes que estejam com os parâmetros adequados (hemograma, fosfatase alcalina, ALT, uréia, creatinina, etc.) apresentem reações adversas, bem como acabam demorando mais para retornar do plano anestésico (geralmente as drogas tem um efeito mais duradouro no corpo do paciente, conforme a resposta do organismo de cada animal).

Em síntese, a anestesia geral injetável apresenta melhor vantagem econômica, porém agrega maiores riscos ao paciente.

Por sua vez, a anestesia geral inalatória, também denominada de volátil, é a mais indicada pelos médicos veterinários, pois é o procedimento mais seguro que existe atualmente.

É, normalmente, indicado em anestesias com duração maior que uma hora, em pacientes pediátricos, idosos e com enfermidades (pacientes de risco), uma vez que o paciente é entubado previamente a intervenção, permanecendo durante todo o procedimento anestésico/cirúrgico.

Ainda, a droga anestésica é recebida pelo paciente juntamente com o oxigênio pela via respiratória (intubação), sendo que há um médico veterinário responsável pelo ato anestésico, o qual monitora o paciente e seus parâmetros durante todo o procedimento, além do médico veterinário cirurgião que fica responsável exclusivamente pelo ato cirúrgico, garantindo maior segurança ao paciente e a intervenção.

Se por um lado o procedimento de anestesia inalatória tem um maior valor agregado (custo maior), por outro possui riscos infinitamente menores do que os demais métodos anestésicos.


Vantagens da anestesia inalatória:

  • o profissional anestesista monitora o paciente durante todo o procedimento

  • pronta metabolização e eliminação do agente anestésico que permite que o anestesista tenha um maior controle do plano anestésico do paciente (a rapidez no retorno da anestesia se dá principalmente devido a eliminação do anestésico pela respiração).

  • idade não é limitação - pode ser usada em paciente neonatos e geriátricos

  • usada em pacientes de risco (obesidade, cardiopatas)

  • recuperação rápida


Para determinar qual o melhor método anestésico para o seu animal, é imprescindível a avaliação prévia com o seu médico veterinário.

Agende um horário e tire as suas dúvidas!





208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Contato

AGRADECEMOS O ENVIO! :)

Telefone

(51) 98023-0307

(51) 3785-0552

Email

Horário

Clínica

24 Horas.

PetStore E Estética 

Seg - Sex: 8:30 - 20:30

Sáb: 8:30 - 19:30. 

Área de Serviço

Canoas e Região

bottom of page